segunda-feira, 21 de maio de 2018

Antonio Cardoso: a cidade sem futuro


A classe política de Antonio Cardoso - Ba, afundou o município. As décadas de descaso levou ao fracasso socioeconômico atual.

Enquanto isso, a cidade de Santo Estevão recebe os melhores investimentos estaduais e federais na região. Antonio Cardoso hoje depende de vários serviços do vizinho como





Comarca
Batalhão
Hospital
Previdência
Serviço bancário
Escola particular
Academia
Juiz de futebol
Fazer provas: enem,...
Faculdade
Samu regional
APLB regional
Compras: material construção, ...
Detran
e outros

Agora, a vinda do Detran para Santo Estevão acabou de afundar Antonio Cardoso. No passado foi publicado notícia aqui tratando da derrota socioeconômica do município na região. (Clique aqui). De lá para cá só vem piorando. Enquanto isso os grupos políticos só discutem seus interesses pessoais no lugar de indicarem soluções para a derrota do município.

Prefeitura de Santo Estevão
Muitos defendiam agricultura familiar como projeto de município. Vários jovens do campo sempre esteve desiludidos com tais ideias e entregues ao tráfico de drogas, a exploração do trabalho infanto-juvenil, ao analfabetismo, a fome,... A violência vem aumentando ano após ano. Esta visão de município  desperdiça a força do comércio local e o incentivo de micro-fábricas de transformação da matéria prima local.

No passado a igreja católica começou a derrocada do território ao entregar o domínio da região, que pertencia aqui, para Santo Estevão. Hoje, a classe política, a barragem pedra do Cavalo e a ignorância dos políticos e dos moradores vem dando continuidade ao projeto da igreja na região. Tornaram-se  um veneno para o desenvolvimento da economia local.

Investir na economia de Antonio Cardoso sempre foi prejuízo ou projetar a própria falência. A cidade isolada não atrai a circulação de dinheiro. Os próprios defensores da cidade isolada fugiram para a vida de conforto nas cidades vizinhas.

O atual e os próximos governos municipais enfrentarão a falta de políticas públicas acumuladas de décadas passadas. O que os governos passados fizeram para desenvolverem o município, amenizarem o sofrimento da população e reduzirem a pobreza? Resposta: concentração de renda garantida com o controle do poder por poucos.

Hospital de Santo Estevão
Por outro lado, quem ganha os melhores salários municipais e aqueles que querem fazer algum investimento, há décadas, tem feito nas cidades vizinhas. Outros fazem suas compras nos comércios vizinhos de Santo Estevão e Feira de Santana. Com isso, os moradores do município perdem vagas de empregos, arrecadação de impostos, ... Ainda muitos políticos locais sempre usaram o município para garantirem seus salários sem esforços para financiarem seus confortos nas cidades vizinhas. Pergunta-se: onde fica a casa fixa dos principais políticos (de todos os grupos) locais dentro da cidade? Qual é a cidade declarada nas placas dos carros (imposto IPVA) dos políticos locais? Alguns moram em apartamentos, condomínios e bairros nobres das cidades da região.

A política do município sempre foi dominada por uma crítica vazia porque não tem projeto para desenvolver o município mas garantir os interesses de poucos. Não conhecem a realidade do município: falta conhecimento, recurso, grupo técnico, vontade para desenvolver. Muitos nem moram aqui,  pagam impostos e vivem nos confortos das cidades vizinhas. Críticas sem interpretações aprofundadas só pioram a situação dos mais pobres porque muitos oportunistas, sem responsabilidade social, usam para manipularem e tomarem o poder. O perigo da crítica vazia é quando ela tem a oportunidade de ser governo será cobrada, aí se desdobra em corrupção.

Hoje é impossível desenvolver o município sem inverter essa realidade. O fracasso socioeconômico da atual sede do município, isolada da economia da região, vai continuar. Porque nem a maioria dos próprios políticos municipais (todos os grupos políticos municipais), historicamente, não moram dentro.

Muitos moradores se consideram donos da cidade mas sequer eles tem alguma influência na administração municipal. A própria localização da cidade fica distante da maioria dos moradores.

Quem são os culpados pela atual  tragédia socioeconômica do município de Antonio Cardoso?

Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all