quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Existe diferença entre Política e politicagem?


Política
 È comum se ouvir as pessoas dizerem que não gostam de Política. Mas o que essas pessoas entendem por Política? Clique aqui. E por politicagem? Política e politicagem são iguais? Afinal essas pessoas não gostam da Política ou da politicagem? Ou elas não gostam de nenhuma das duas?

O que é Política? E o que é politicagem? Política seria brigar, intrigar, xingar e agredir os outros por não aceitarem a nossa opinião ou para defender nosso candidato? E politicagem é estudar a geração de emprego, melhorias na saúde e educação? Como diferenciar a Política da politicagem? A Política discute os fundamentos das ideias, propostas ou programas e dos projetos para a cidade. Já a politicagem se ocupa em ofender as pessoas.

A palavra “Política” deriva do termo grego “Pólis”, que tem o sentido de “Cidade”. Daí se compreende por Política como o ato das pessoas participarem das discussões sobre o planejamento para administrar a cidade. Pode se dizer também que a Política trata de administrar os conflitos entre interesses opostos existente na cidade. 

Atualmente um dos conflitos comuns na sociedade é aquele que ocorre entre patrões e des - empregados (clique aqui). Isto é, os patrões brigam por leis que aumentem a exploração dos des – empregados para aumentar seus lucros, enquanto, os des – empregados lutam por leis que reduzam sua pobreza e exploração.

politicagem
A Política incentiva as pessoas se unirem para estudarem as soluções dos problemas que lhes castigam. De modo que traga benefícios para todos.
Por outro lado, a politicagem refere ao nível baixo que as pessoas beneficiadas pelo poder ou que só pensam nelas usam para dominarem o poder. Apelam às brigas, xingamentos, intrigas e agressões daqueles que discordam. Também usam favores e migalhas para controlarem as outras pessoas. Fazem isso tudo de propósito para causar o afastamento da maioria da população das discussões e tomada de decisões sobre a cidade.

A politicagem favorece ao roubo do dinheiro público, que deveria beneficiar a todos e passa a sustentar os confortos da minoria que governa. Os governantes roubam porque sabem que tem um grupo de puxa - saco para lhes defenderem, escondendo as falcatruas deles. Geralmente a politicagem se manifesta pelo puxa - saquismo e no recebimento de vantagens da maioria dos políticos. Ainda só lembra dos problemas que castigam a população nos momentos eleitorais ou em período de eleições para disfarçar que defende os interesses de todos.

politicagem
Na cidade grega antiga de Atenas, quem não participava das discussões Políticas era considerado “idiota” (termo usado pelos gregos para identificar a pessoa que só pensava em seus interesses pessoais).  

As pessoas instruídas praticam a Política enquanto a politicagem é feita pelas pessoas ignorantes (sem instrução). A Política torna as pessoas educadas, cautelosas e nobres. Ensina a pensarem por si mesmas, buscando soluções melhores para as condições de sobrevivências e o planejamento familiar. Não incentiva a reproduzirem filhos como porcos, ou seja, antes de ter filhos, a Política ensina as pessoas a pensarem no sustento, na moradia, na saúde, na educação, etc. A Política se ocupa com o estudo das leis, a arrecadação de impostos, a fiscalização permanente das ações dos governantes e não só em momentos de eleições.  
politicagem

Enquanto a Política pensa no benefício de todos, a politicagem só visa beneficiar a minoria que controla ou pretende dominar o poder. Desse modo, a Política humaniza o homem por ensinar a viver em grupo, enquanto, a politicagem torna o homem um selvagem ao incentivar a viver isolado para esconder os roubos.

Você já consegue diferenciar a Política da politicagem? Perceba que a escrita das duas palavras sempre aparece uma com letra Maiúscula e outra com letra minúscula. Ou seja, a Política eleva o homem a nobreza intelectual enquanto a politicagem é pequena e rasteira, dedica em derrubar alguns para outros subirem. 

politicagem
E agora você considera Política igual a politicagem? Você não gosta da Política ou da politicagem? Quem não gosta da Política também não deveria ir atrás dos serviços públicos. Muitos dizem que não gostam da Política mas são os primeiros a usarem o jogo baixo e cobrarem vantagens, empregos e favores dos políticos para votarem neles. 

Quando você confunde a Ciência Política (investiga soluções para os problemas sociais) com a politicagem (usar o poder para garantir os confortos pessoais e familiares), o problema não está na Ciência Política mas no que você compreende por Política. Logo, o problema está em você mas as consequências prejudicam a todos.  


........................................................................................................................................ 






Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all