quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Milagre, Minadouro ou Esgoto?

 Milagre de São Roque
                                                                                     Foto:Marcos Mendes

         Desde suas origens a Igreja Católica vem adotando diversos métodos para atrair fiéis como: usar da debilidade física e emocional do homem, transformar seus militantes assassinados em imagem de barro e madeira para serem veneradas como se tivesse poderes espirituais, usar das pressões da miséria social, adotar salvação após a morte como a ideologia justificadora,santificar” minadouros subterrâneos como milagre, revelações de anjos divinos e uso de ortografia com poder sobrenatural como sagrado, são, santo, milagre. Forjando a dura realidade da vida terrena que a maioria da humanidade sobrevive. Como meio do ser humano superar a rotina diária e o vazio de sua existência. 
As demais vertentes evangélicas contemporâneas e de algumas outras também usam de alguns apelos emotivos na busca de fiéis. A necessidade de diferenciar o que é religião de charlatanismo socioespiritual ocupa a questão principal na vida do homem atual. Distinguindo as concepções de acolhimento humano, daquelas que historicamente usam os indivíduos para garantirem os interesses de uma minoria privilegiada socioeconômico e politicamente.
A fé em si não é maléfica aos homens, mas revestida pelas intenções dos  templos religiosos e seus dirigentes tornou-se o câncer social do convívio em grupo. Pois o poder da fé concentra na unidade social. Percebendo-se disto muitos oportunistas sempre buscaram as religiões para usarem nas conquistas dos interesses pessoais. Entretanto essa unidade social se fosse usada para o bem da humanidade não existiria mais vítimas de algumas calamidades sociais premeditadas. O grande exemplo histórico concentra entre o cristianismo primitivo para o atual. Pior que esse mecanismo social sempre foi cobiçado na história por sua força política e econômica.
Muitos minadouros são homenageados por nomes de santos gerando retornos enormes para a Igreja Católica. Decorrente do seu poder de atração da massa popular. Mas em Antonio Cardoso existe até mesmo, milagre na situação de propriedade privada. Ainda suas condições de funcionamento transmitem ameaça a saúde pública. Devido a alta concentração de esgotos domésticos, da unidade de saúde vizinha e chorume do cemitério nas proximidades. Visto ser um espaço público e que coloca em risco a saúde pública nenhuma autoridade local tomou providências de interdição.
Resta se discutir até que ponto a fé deve ser aceita pelo homem? Existem milagres feitos por homens e chefes na terra? Afinal quem tem o poder de santificar na terra? Essas formas de charlatanismo socioespiritual historicamente substituíram a mitologia popular das sociedades transformando em fantásticas histórias divinas. Caracterizando como forças invencíveis.
Portanto entre a esfera pública, íntima e empresarial a fé se desfigura quando deixa de ser o caminho de acolhimento social para tornar meios de lucros particulares. Mesmo que os fiéis aceitem espontaneamente o charlatanismo socioespiritual como manifestação mística existencial do ser humano. Representado por minadouros poluídos ou não.    

Share on :

0 comentários:

 
© Copyright O JACUÍPE 2016 - Some rights reserved | Powered by Admin.
Template Design by S.S. | Published by Borneo and Theme4all